O termo Páscoa se originou a partir do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”. A data marca o surgimento da nova vida e que, portanto, traz esperança e renovação.
Confira abaixo alguns símbolos da Páscoa e seus significados:
Os ramos de palmeira:
Atualmente, as folhas de palmeiras são usadas pelos fiéis das Igrejas durante as comemorações da Semana Santa, como um sinal de “boas-vindas a Cristo”.
Cordeiro:
Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento.
Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.
Círio Pascal:
O Círio Pascal é uma grande vela, decorada com as letras gregas alfa e ômega, que significam “início” e “fim”, respectivamente, e usada durante as missas do Tempo Pascal.
Durante a Vigília Pascal é inserido na vela os cinco pontos das chagas de Cristo na cruz.
É acesa no Sábado de Aleluia e sua Luz representa a Ressurreição de Cristo. E a luz que irrompe nas trevas, a vida que vence a morte!
O Peixe:
O peixe é um símbolo trazido dos apóstolos que eram pescadores.
É um símbolo de vida, usado pelos primeiros cristãos, no acróstico IXTUS - peixe em grego. As letras são as iniciais de "Iesus Xristos Theos Huios, Sopter", que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador".
Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta Feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, seguidos pelos cristãos durante a Quaresma.
Pão e Vinho:
Simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos. Foi na Última Ceia, que Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Transformados em Seu Corpo e Sangue, os alimentos foram oferecidos a seus discípulos.
Cruz:
Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. Jesus, que morreu na cruz para nos salvar, deu à humanidade mais uma lição de humildade. Sendo Filho de Deus, Ele morreu da forma mais humilhante que havia em seu tempo. A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.
O Girassol:
Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol, ele representa a busca da luz que é Cristo Jesus.
Sino:
O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.
Óleos Santos:
Simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.